Clinicando

 

Montando um espaço de atendimento:

É importante que o local de atendimento seja adequado:

O silêncio é importante para as sessões.

A autonomia do espaço também conta muito.

Conforto para atendente e atendido não pode faltar.

O analista deve ter um espaço que adequado para atendimentos presenciais e online.

Dias e horários de atendimento

Obs.:

  • Quem atende presencial ou online, já são “dois” consultórios, isto é, dois lugares de atendimento.
  • Pode atuar no seu consultório próprio e e atender em consultórios parceiros, inclusive em outras cidades aumentando a região de alcance.

Uma agenda bem organizada é bastante importantes. 

Aos sábados é um dia recomendável por conta da folga para muitos analisandos.  Busque os dias mais tranquilos para o cliente focar melhor em sua terapia.

Tire um dia para dedicar para estudos, descanso ou convívio com a família.

Os horários de atendimento é opcional assim como os dias. Tem que haver um consenso entre atendente e atendido.

Não há uma regra. Veja a organização de tempo que fica melhor para você.

Para não “quebrar” muito seus dias, no começo (enquanto você não tem muitos pacientes) você pode escolher dois ou três dias ou períodos da semana para atender. Depois, você vai ampliando.

Mobília e decoração

Uma poltrona para você e uma poltrona para seu cliente já é o básico para a estrutura de setting analítico presencial. 

Livros e objetos pequenos você até consegue levar para um consultório “móvel”, como um consultório de coworking ou de parceria.

Em um consultório próprio, recomendo itens como:

  • duas poltronas e cadeiras que você possas mover no espaço do consultório: você poderá atender pais ou casais;
  • divã: que melhor caracteriza a psicanálise, porem optei por não ter divã e atender só com poltronas por questão de espaço;
  • escrivaninha (você não usará na hora do atendimento, mas poderá usar para estudar num momento de folga);
  • cortinas ou persianas para evitar luz externa (se houver janelas);
  • iluminação agradável que ajude na sensação de tranquilidade e conforto, pelo menos que não seja uma luz tão forte e direta em cima do paciente ou do analista;
  • quadros, prateleiras, livros, plantas, abajures, objetos decorativos, mesinhas (para colocar lenços de papel ao lado da poltrona do paciente);
  • ar condicionado ou ventilador silencioso de teto;
  • bebedouro com água climatizada e copos descartáveis;
  • lenços de papel ou toalhas descartáveis;
  • um banheiro.

São opcionais as placas de divulgação localizada: do lado de fora (visível para a rua) e/ou do lado de dentro (plaquinha pequena para porta, se for uma sala em prédio comercial).

Faça o percurso do seu paciente, da chegada ao local até o final do atendimento. E vá incrementando aos poucos o que você entender como necessário. Se você trabalha com psicanálise infantil, precisará montar um ambiente adequado para desenhos e brincadeiras, bem como para atendimento também aos pais.

Abrindo empresa com CNPJ

O psicanalista é profissional liberal ou autônomo. Pode atuar sem ser uma empresa, sem ter um CNPJ. Os ganhos financeiros podem ser declarados no imposto de renda, independente de ter empresa aberta.

Existe também a opção de montar ME - Micro Empresa, um CNPJ. Na lista de atividades, o CNAE (código nacional de atividade econômica).

Este CNAE de psicanalista inclui:

  • Atividade de Psicanálise
  • Clínica de Psicanálise
  • Consultório de Psicanálise

Neste avanço recomenda-se o auxilio de um contador para abrir um consultório:
  • Indico a seu contador abrir seu consultório de psicanálise usando o CNAE que informamos (8650-0/03) Atividades de psicologia e psicanálise, não pode ser MEI de acordo com as leis atuais. Nesse caso, a melhor solução pode ser abrir uma microempresa.

É importante estar atento as siglas e suas definições:

  • CBO – Cadastro Brasileiro de Ocupações. A CBO de psicanalista é número 2515-50. Este é o número que identifica o ofício perante o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), isto é, o código do trabalho ou “profissão” do psicanalista. Seu contador não precisa conhecer a CBO, nem usar este número para abrir sua empresa.
  • CNAE – Cadastro Nacional de Atividades Econômicas. O CNAE é o número usado para identificar a atividade da empresa, e é este número que seu contador precisa para montar a empresa. O CNAE de psicanalista e de clínica de psicanálise é 8650-0/03.

O CNAE 8650-0/03:

  • permite que você abra uma empresa do Simples Nacional (recomendado);
  • mas não permite que você abra uma MEI (microempreendedor individual, que tem um custo tributário mais baixo e simplificado para empresas de faturamento anual menor que R$ 80.000,00).

Consulte com seu contador e veja esta lista de CNAEs permitidos para MEI (de vez em quando a lista muda).

O interessante de montar um CNPJ do Simples Nacional são as possibilidades de:

  • emitir notas fiscais,
  • ser contratado por empresas (que, geralmente, vão pedir notas fiscais) e
  • recolher INSS e, com isso, ter direito a aposentadoria e afastamentos.

Tanto a Prefeitura Municipal quanto a Receita Federal podem fiscalizar o terapeuta, inclusive fazendo vistoria de abertura de empresa e inspeções regulares. Se você abrir sua empresa como Simples Nacional, o ISS e o IR estarão inclusos no Simples, você não precisará pagar à parte. Não quer dizer que o ISS e o IR deixam de existir; significa sim que estão embutidos no recolhimento único feito pelo Simples Nacional.

Assim:

  • como empresa/CNPJ, além do Simples Nacional mensal e o DAS (Declaração Anual do Simples),
  • você será obrigado também a fazer o Imposto de Renda Pessoa Física (como empresário pessoa física / CPF).

A Prefeitura também pode determinar regras específicas sobre:

  • zoneamento urbano (bairro em que o CNAE é permitido),
  • obtenção de inscrição municipal (registro ou alteração de endereço da empresa no município),
  • acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD),
  • banheiro na sala comercial (ou pelo menos no prédio, se for um conjunto de salas, sendo que alguns municípios exigem banheiro com acessibilidade),
  • convênio com corpo de bombeiros para auto de vistoria (AVCB),
  • extintores de incêndio dentro da validade,
  • entre outras aspectos de fiscalização tributária ou de vistoria do local.

É importante que você verifique as especificidades de seu município para ter certeza de quais as regras de localização de empresa e espaço físico que o seu município exige. Normalmente, mesmo bairros considerados residenciais permitem ser sede de consultório de psicanálise, mas algumas prefeituras podem recusar isso e só permitir consultórios em bairros comerciais ou mistos (comerciais + residenciais).

Por ser prestador de serviços, o psicanalista não terá inscrição estadual e não poderá vender mercadorias, medicamentos etc.

Se não tiver um contador de sua confiança, indico do escritório contábil responsável pelo nosso Instituto.

Requisitos para ser e manter-se psicanalista

Você não precisa ter carteirinha de nenhum sindicato, conselho ou ordem. Isso porque não existe Conselho de Psicanálise nem Ordem de Psicanalistas, estas instâncias só podem ser criadas por Lei e são regimentos governamentais, não particulares. Sindicato também não existe, pelo fato de Psicanálise ser ofício, não profissão. Sindicato também depende de deliberação governamental para ser criado.

Existe gente agindo de má-fé passando-se por órgão oficial.

A única coisa certa que você precisará para continuar atuando como psicanalista é (além de ter uma formação na área), seguir se desenvolvendo conforme o tripé da Psicanálise. 

Pela convenção internacional, você só pode ser chamado Psicanalista e trabalhar com psicanálise se for Formado em Psicanálise e, depois de formado, prosseguir exercendo o tripé psicanalítico de maneira PERMANENTE:

  • Teoria: estudos e cursos Curso de Teoria da Clínica e da Técnica Psicanalítica e o Curso de Personalidades e Psicopatologias, entre outros.
  • Supervisão: relatar e ter um acompanhamento sobre os casos que você estiver atendendo, junto a um psicanalista mais experiente ou a um Instituto; Sociedade ou Associação psicanalíticos, como a Supervisão e Filiação para Psicanalistas para debater especificamente os casos do psicanalista supervisionando.
  • Análise Pessoal: o psicanalista precisa ser analisando de outro psicanalista, para tratar de suas próprias questões.

Aqui surge a importância de estar filiado a uma Sociedade Psicanalítica pois se estiver posicionando-se e realizando atendimento como psicanalista, sendo  denunciado, não terá elementos fáticos e institucionais para comprovar que é de fato psicanalista, se tiver abandonado a formação contínua do tripé.

Então, se o profissional quer atuar como psicanalista mas não quer continuar vivenciando a Psicanálise, não estará sendo honesto e cuidadoso com seus pacientes. Então, caso você se sinta chamado(a) a atuar com Psicanálise, mantenha-se vinculado com um Instituto, siga sempre estudando (fazendo cursos avançados), sendo supervisionado por psicanalista mais experiente e fazendo sua análise pessoal.

Não existe estágio em Psicanálise

Cada psicanalista deve saber o momento em que se sinta pronto para atuar na área. Se estiver atuando, precisa seguir o tripé psicanalítico (estudar teoria, ser analisado de outro psicanalista e ser supervisionado por outro psicanalista). 

Emitindo notas ou recibos

Manter sua clínica psicanalítica vai demandar que você siga se atualizando pelo tripé psicanalítico. Terá que aprender cada vez mais e ser um psicanalista melhor. Não há dúvidas que os analisandos mais comprometidos são aqueles que chegam por meio de “boca a boca” (indicação) feita por pacientes anteriores que gostaram da terapia.

Além disso, você terá muitas burocracias a gerenciar na relação com o seu condomínio, coworking, parceiros etc.

A burocracia da questão da emissão de notas fiscais e recibos.

Você poderá fazer recibos simples como psicanalista, onde constem sua logomarca, assinatura, número do recibo e descrição do serviço com a referida data e valor pago, existem modelos na internet pelo qual pode-se basear. 

Pode até ser recibos de modelo genérico, vendido em papelaria. Ou que você desenvolva junto a uma gráfica ou gráfica rápida, de forma personalizada.

Você poderá emitir recibo como pessoa jurídica ou pessoa física, isto é, tendo ou não empresa aberta

O recibo, como o nome diz, é um “recebido”, uma forma de você dizer a quem pagou que essa pessoa pagou.

Agora, este recibo de psicanalista tem algum valor no Imposto de Renda?

  • Sim, tem valor para você que emitiu: se você não tem CNPJ, o dinheiro que você recebe como autônomo é também “rendimento”, a ser declarado no seu imposto de renda pessoa física;
  • Não, não tem valor para o seu paciente que recebeu o recibo: deixe bem claro ao seu paciente que pede recibo que este recibo não poderá ser declarado como Dedução no imposto de renda pessoa física na modalidade “completa”.

Se o seu paciente usar o recibo como dedução no IRPF dele, é como se ele estivesse inventando dinheiro. Isto é, ele vai reduzir o IR a pagar ou vai restituir IR já pago. Tudo bem, em outras áreas da saúde (como médico ou psicólogo) é possível declarar e deduzir o valor. Mas só a lei pode estipular quais áreas da saúde são dedutíveis, e Psicanálise não é dedutível para imposto de renda.

Se o seu cliente declarar recibo de psicanalista para reduzir ou restituir Imposto de Renda, seu cliente cairá em malha fina, será chamado pela fiscalização e, depois, pagará juros e multa pelo imposto incorretamente deduzido. Evite que seu paciente tenha transtornos com o Fisco:

  • ao entregar o recibo, avise seu paciente que o valor do recibo não é dedutível para fins de Imposto de Renda; e/ou
  • tenha um carimbo ou imprima no seu recibo a seguinte frase: “De acordo com a legislação tributária, o valor de recibo referente a atendimento em Psicanálise não poderá ser usado como despesa dedutível na declaração de Imposto de Renda – modalidade completa“.

Se este aviso estiver impresso ou carimbado no recibo que você entregar ao seu paciente, ele (ou o contador dele) pegará este recibo na hora de fazer o IRPF e terá mais uma chance de ser alertado a não incluir o valor do recibo como despesa dedutível.

É preciso haver previsão legal para abater despesa de saúde no IRPF. A legislação do imposto de renda define quais áreas da saúde estão inclusas para esta finalidade de abatimento, psicanálise NÃO É uma delas.

Atestado ou declaração de presença

Psicanalista não pode emitir atestado médico e/ou de abono de falta para seu analisando. Psicanalista não poderá emitir este tipo de atestado nem mesmo no caso de o paciente ter necessitado de uma sessão de psicanálise de “emergência”.

Exceção se o profissional de outra área em que este tipo de atestado seja permitido. Neste caso, o atestado será em relação a esta outra profissão, não como psicanalista.

Quanto à Declaração de Comparecimento à sessão de psicanálise, entendemos que o psicanalista pode emitir este tipo de declaração, já que é apenas uma constatação de que o analisando compareceu à clínica naquele horário.

Mas isso não vincula (não obriga) o empregador. Neste caso, é importante avisar isso ao seu analisando. E estar impresso na declaração que é de COMPARECIMENTO, informando o horário de início e fim da sessão.

O que costuma ocorrer é que, nestes casos, acaba havendo um bom senso do empregador em considerar a justificativa para o período da sessão + tempo necessário para descolamento no trânsito (antes e depois da sessão).

Mas, repetimos: isso não obriga o empregador a aceitar. O ideal é que o analisando não utilize o horário de trabalho para fazer terapia psicanalítica, ou que combine previamente com seu empregador.

DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO.
Declaramos para os devidos fins que NOME DO ANALISANDO, CPF, compareceu à sessão de psicanálise em XX/XX/XXXX, no período das XXh às XXh.
Por ser verdade, firmo a presente.
Cidade, XX de mês de 20XX.
Fulano de Tal – Psicanalista
CPF ou RG do psicanalista
Se quiser, inserir telefone ou site do psicanalista.

Posso me cadastrar em planos de saúde?

 O que verificamos é que:

  • Planos de saúde ou convênios médicos mais famosos e de alcance nacional não aceitam psicanalistas, exceto se for psicólogo ou profissional de área que o plano aceite; neste caso, o atendimento será em relação à outra profissão, não psicanálise.
  • Planos de saúde ou convênios médicos de alcance local ou regional podem ou não aceitar psicanalista.

Lembramos que aceitar ou não psicanalista é uma liberalidade de cada plano. Não há uma lei nacional que obrigue planos de saúde a aceitar psicanalistas. Alguns planos oferecem a seus clientes serviços de psicólogo, outros de psicólogo e psicanalista.

Como regra, os convênios oferecem o serviço apenas de psicologia, então o psicanalista que queira atender com a maioria dos convênios precisaria ter também formação como psicólogo.

Recomendo que o psicanalista não dependa deste tipo de plano para atuar.

Você seguindo o tripé da psicanálise, formando-se um(a) psicanalista melhor a cada dia e fazendo o seu melhor com seus analisandos, o processo de indicação ocorrerá de forma quase natural.

Custos fixos e variáveis do seu consultório

Antes de montar seu espaço de atendimento, deve avaliar o quanto você irá gastar e o quanto irá receber. Ou seja, avaliar as receitas e custos/despesas. Assim, você vai apurar seu lucro líquido (o valor que sobrará para você, depois de pagos os custos e despesas). Muitos novos empresários, acabam por se perder nas finanças e se endividam, o que é muito ruim. Assim, planeje quanto você cobrará por consulta e quais serão seus gastos fixos.

Caso sua receita seja menor que seus gastos, considere participar de ambientes compartilhados, onde os gastos são menores. Ou, ainda, manter o atendimento em sua casa. Mas, lembre-se: a privacidade é essencial!

É bom lembrar que uma sala exclusivamente sua pode trazer custos fixos, como aluguel, água, luz, internet, IPTU, condomínio, manutenção e serviços de recepção. Alguns prédios comerciais contam com recepção compartilhada (“portaria”), então você não precisa já necessariamente começar seu consultório com um custo fixo de recepção própria.

Entenda a diferença entre:

  • custos e despesas fixos: são aqueles que, você tendo ou não paciente, precisará pagar (por exemplo, o aluguel de um consultório exclusivamente seu);
  • custos variáveis: são custos que só existirão se você tiver paciente (por exemplo, o aluguel por hora em um coworking, desde que você não contrate um pacote com horas não usadas, mas apenas as horas que você tiver com pacientes).

O segredo de redução de custos é tentar enxugar ao máximo os custos fixos.

Ambiente aconchegante e agradável

Para que seus pacientes se sintam confortáveis, é importante que o ambiente onde as sessões acontecerão seja acolhedor e silencioso. Portanto, use a técnica das cores: quanto mais neutras, menos sensações serão impostas e mais aconchegante o ambiente será.

Seu paciente não pode ficar ouvindo barulhos altos de fora, nem pode pensar que as pessoas de fora estão escutando o que ele está dizendo.

Aposte em objetos de decoração que não sejam marcantes, mas que sejam “notados”. Por exemplo, abajures, flores, tapetes etc.. Lembre-se que seu paciente não deve se sentir “bombardeado” por informações, pois elas podem alterar o seguimento da sessão.

A partir de quando você pode começar a clinicar?

Historicamente (desde Freud), os principais pensadores da psicanálise defenderam uma não institucionalização da psicanálise como forma de riqueza elaborativa e não engessamento da psicanálise. Existe uma “legalidade” no sentido jurídico geral (qualquer atuação abusiva contra alguém responsabiliza o agressor) e também porque a lei lista a psicanálise como “ofício” autorizado no Brasil. Funciona assim no Brasil e na grande parte do mundo.

Além disso, há uma ética interna no sentido de que, para ser psicanalista, é preciso:

  • concluir um Curso de Formação em Psicanálise;
  • manter-se estudando, sendo supervisionado e fazendo análise pessoal se estiver atendendo (tripé psicanalítico);
  • seguir uma ética de não realizar uma contratransferência inadequada, tudo isso visto no curso e que é trabalhado pelo psicanalista em sua própria análise pessoal e supervisão.

diferença entre ofício e profissão é que:

  • Ofício: é de atuação livre a qualquer outra profissão (então, uma pessoa que tenha faculdade em direito por exemplo pode ser psicanalista).
  • Profissão: é delimitada somente a quem fez uma formação (faculdade por exemplo) específica numa determinada área e costuma ter conselhos de fiscalização profissional.

Eu particularmente prefiro que a psicanálise permaneça como ofício.

Para ser psicanalista, é necessário que você tenha um curso de formação concluído, com base em teoria, supervisão e análise. Ao concluir nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica, você já esta apto para se autorizar Psicanalista! Ademais, você não será obrigado a se filiar a nenhuma entidade, pois não há conselho profissional nem obrigação de anuidades, na área de Psicanálise.

Ao conquistar seu certificado, você já poderá procurar um bom local para montar seu espaço de atendimento! Ao concluir nosso Curso, você poderá manter-se vinculado ao nosso Instituto, se for de sua vontade, com cursos avançados e supervisão que oferecemos a psicanalistas formados.

É importante que depois de formado, mantenha-se estudando (teoria), sendo supervisionado (supervisão) e sendo paciente de outro psicanalista (análise pessoal).

Pode ser que você não queira clinicar: por ter outra profissão, ou por decidir adiar o início de sua clínica. Mesmo assim, a Psicanálise mudará definitivamente sua forma de ver a si, os relacionamentos e os comportamentos!

A Psicanálise é um diferencial para profissionais que lidam com pessoas: área de docência, administração, direito, saúde, jornalismo, negócios, artes etc. Além disso, a Psicanálise é a mais relevante ciência interpretativa da existência humana, do autoconhecimento e dos fenômenos comportamentais. Sem dúvida, nenhuma ciência humana foi mais decisiva nos últimos 120 anos que a Psicanálise.

O que não faz um Psicanalista?

Como Psicanalista, você não poderá prescrever medicamentos (reservado aos médicos) nem adotar outras abordagens da psicologia (reservado aos psicólogos). Seguindo o método de Formação em Psicanálise Clínica, você estará apto a ser um profissional Psicanalista.

A profissão de Psicanalista é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50, de 09/02/02, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57).

Nenhum comentário:

Postar um comentário